Igreja Metodista Wesleyana

A Igreja Metodista Wesleyana foi fundada no dia 5 de janeiro de 1967 em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Esta Igreja é fruto do que é chamado por seus seguidores de “avivamento espiritual”. Na década de 60 alguns pastores foram afastados da Igreja Metodista por assumir uma postura diferente, por isso decidiram se unir e formar a Igreja Metodista Wesleyana, que tem vida própria. Os fundadores da Igreja Wesleyana foram os pastores: Waldemar Gomes de Figueiredo, Gessé Teixeira de Carvalho, Francisco Teodoro Batista, Idelmício Cabral dos Santos e José Moreira da Silva.

Atualmente com 70 mil membros a Igreja Metodista Wesleyana tem 400 igrejas em todo o Brasil.

 

 

Organização

A sua doutrina segue o regime espiscopal e abrange 4 regiões:

1ª região – com sede em Petrópolis engloba todo o estado do Rio de Janeiro e o Campo Missionário do Nordeste que abrange os estados do Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e o sul do Pará

2ª Região – com sede em Belo Horizonte, abrange os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

3ª Região – Sede em São Paulo mais os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

4ª Região – Com sede em Rondônia, Porto Velho, inclui também os estados: Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Roraima.

Todas as regiões acima citadas tem os seus administradores e, a Igreja apresenta-se organizada para uma estrutura baseada nos atos dos apóstolos.

Superintendente Geral:

Bispo Elisiário A. dos Santos

Presidente do colégio Episcopal:

Bispo Gessé T. de carvalho

 

Superintendente Regionais:

1ª RE-Bispo: Onaldo R. Pereira

2ª RE-Bispo: Nilson de P. Carneiro

3ª RE-Bispo; Elisiário A. dos Santos

4ª RE-Bispo: Sebastião Calegari

 

Secretários Gerais

Administração: Pr. Anaurelino M. Souza

Educação Cristã: Pr. Anderson Caleb

Finanças: Pr. José Admar Lopes

Ação social: Pr. Aroldo Brandão

Missões: Pr. Roberto Amaral

 

Orgãos Gerais:

1ª FUEMIS- Fundo de Expansaõ Missionária

2ªAGEMIW- Agencia Missionária Wesleyana

Ceforte- Centro de Formação Teológica

 

Secretários Regionais:

1ªRegião

Administração: Pr. Derli Neves

Educação Cristã: Pr. Silmar C.Coelho

Finanças: Pr. Jamir Carvalho

Ação social: Pr. Luiz C.Magalhães

Missões: Pr. Márcio F. da Silva

2ªRegião

Administração: Pr. Aroldo Brandão

Educação Cristã: Pr. Raimundo L. Matos

Finanças: Pr. Bartolomeu R. de Souza

Ação social: Pr. Benildo T. Maldonato

Missões: Pr. João B.de Aguiar

3ªRegião

Administração: Pr. Sinvaldo Coelho

Educação Cristã: Pr. Luiz F. Hames

Finanças: Pr.Luiz C.Leite

Ação social: Pr. Elias da S. Aguiar

Missões: Pr. Pedro D. Carvalhães

4ªRegião

Administração: Pr. Márcio L. Araújo

Educação Cristã: Pr. Osimiro Leite

Finanças: Pr.Miguel L. Araújo

Ação social: Pr. Maurí C. A. de Souza

Missões: Pr. Valdemar Marin

 

 

Fundamentação Doutrinária

· Deus é o criador e sustentador de todas as coisas.

· Jesus Cristo o único salvador e mediador entre Deus e os homens.

· Espírito santo da mesma natureza do pai e do filho é quem aplica nos homens a obra da redenção; quem converte o pecador.

· Têm na escritura sagrada a infalível palavra de Deus e a Igreja como a sua unidade onde Deus se manifesta formando dos crentes o seu próprio corpo místico.

 

 

Ritos

Batismo – É feito por imersão de pessoas que fazem sua pública professão de fé. Só podem ser adultos ou adolescentes.

Ceia – É uma grande festa realizada em todos os primeiros domingos do mês, só para os membros da igreja.

Casamento – Realizado pelo pastor da Igreja só pode acontecer entre pessoas evangélicas.

Ato Fúnebre – Oração pela família enlutada e não pelo morto.

Apresentação da Criança – A criança é conduzida ao altar da Igreja , pastores rezam por ela para que seja protegida por Deus e bem orientada neste mundo.

Bandeira – Símbolo das festas. Nela está escrito: Igreja Metodista Wesleyana uma obra de fé sob a direção do espírito santo.

 

 

Datas Importantes

Natal

Comemora-se hoje, 25 de dezembro, o aniversário natalício de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Messias prometido no Antigo Testamento, o Deus Filho que nasceu para dignificar a espécie humana com toda a sorte de bênçãos espirituais. O Menino Jesus é o Deus-conosco, aquele que vive para sempre no meio de nós.

Momentos especiais da primeira noite de Natal:

. Nascimento de Jesus na gruta de Belém, contando apenas com a presença do pai, da mãe, dos anjos e dos animais.

. Para ajudar a proteger do frio o corpo da criança, os pais a colocaram numa manjedoura, aproveitando o calor do bafo dos animais.

. Maria enrolou o Menino Jesus em panos e a seguir os anjos avisaram os pastores no campo, e eles foram imediatamente visitar o Menino Messias prometido.

. Os anjos vão ao campo dos pastores e avisam que o Messias Prometido recém-nascido estava em Belém e já podia ser conhecido.

. Os pastores encontram o Menino, sua mãe e seu pai, naquela noite escura e fria, humildemente abrigados numa gruta.

. Como recém-nascido do sexo masculino, Jesus foi apresentado no Templo e circuncidado. Houve manifestação do ancião Simeão e da profetisa Ana.

. Deus, através da Estrela de Davi, avisou também os três reis magos, os astrônomos do Oriente, que Jesus havia nascido e o lugar aproximado onde ele podia ser encontrado.

. Para saber o lugar exato onde Jesus se encontrava, os reis do Oriente passaram pelo palácio do rei Herodes. Alarmado, o rei se sentiu ameaçado pelo nascimento do Messias prometido, que para o povo judeu era o rei libertador da opressão do Império Romano.

. Os reis do Oriente foram até Jesus e o adoraram, entregando presentes: incenso, mirra e ouro. E não fizeram como Herodes mandou. Voltaram por um caminho diferente. Herodes ficou sem saber onde exatamente estava o Messias prometido. Mas ele já estava numa casa modesta no povoado de Belém.

. Enfurecido com a atitude dos orientais, Herodes começou a perseguir o povo e mandou matar os meninos que tivessem a idade de Jesus. Este ato terrorista ficou conhecido como “A MATANÇA DOS INOCENTES”.

. Avisado pelo anjo, o pai de Jesus, José, e sua mãe, Maria, levaram-no com urgência para o Egito. Lá permaneceram até a morte do rei Herodes.

. Do Egito a família foi morar em Nazaré da Galiléia.

. Nesta cidade Jesus foi educado. E os Evangelhos dão notícias dele aos 12 anos, quando foi encontrado no Templo discutindo as Escrituras com os doutores da Lei.

 

 

Personagens

Veja Jesus Cristo

 

Bispo Eliasário Alves dos santos

Nasceu em Campina Grande, na Paraíba. De origem católica se converteu ao evangelhismo em 1965. Após completar o serviço militar seguiu para o seminário evangélico de Londrina, no Paraná, completando o curso de bacharel em Teologia e, na ocasião conhecendo alguns estudantes da Igreja Metodista Wesleyana veio nela ingressar deixando a igreja congregacional. Bispo desde 1987 é o atual presidente do conselho geral.

 

Bispo Gessé Teixeira de Carvalho

Nasceu em 05 de agosto de 1925 em Carangola, Minas Gerais. Ele estudou teologia no Instituto Galdery ( Minas Gerais)e complementou seu curso no Rio De janeiro. É pastor a cinquenta anos e ocupou os principais cargos da Igreja Metodista Mãe. Foi primeiramente superintendente da igreja Metodista Wesleyana, tornando-se em 1992 o 1º Bispo da Igreja. Atualmente é conselheiro dos bispos.

 

Bispo Nilson De Paulo Carneiro

De origem evangélica, nasceu em Celina, no Espírito santo, vindo para o Rio de janeiro para prestar serviço militar aqui permaneceu e, iniciando seus estudos seguiu carreira militar até ser reformado como sargento da aeronáutica. É bispo desde 1992.

 

Bispo Onaldo Rodrigues Pereira

Nasceu em Bangú, no Rio de Janeiro, foi inicialmente funcionário público, estudou teologia, tornando-se bacharel e é bispo desde julho de 1997. Já foi pastor em São Paulo.

 

Bispo Sebastião Calegari

Nascido em São Gonçalo, no Rio de janeiro, pertencia ao exército da salvação. Cursou Teologia em Suzano, São Paulo, e ingressou na Igreja Wesleyana em 1972. Trabalhou 10 anos como missionário em Portugal tornando-se Bispo em 92. Atualmente dirigi a 4ª Região com sede em Porto Velho, rondônia.

 

Pastor Aurelino Martins de Souza

Cumpriu o segundo mandato no Rio de Janeiro na secretaria geral de administração. Ingressou na Igreja em 1967, na época foi aspirante ao ministério. Cursou Teologia no seminário Batista de Belo Horizonte e fez estágios nessa área tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra. Formou-se também em pedagogia na faculdade Bittencourt da Silva.

 

 

Sites Relacionados

Igreja Metodista Wesleyana